terça-feira, 23 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA


    Dia 22 de março é o Dia Internacional da Água, num planeta chama Terra, mas que tem mais água do que terra. Nosso planeta é formado por aproximadamente 70% de água, Você acha bastante? Pena que 97% é de água salgada e do restante só 1% é potável.  Lembramos que somos dependente desta, mas quem disse que por isso cuidamos dela! Usamos a água para tudo, lavar, beber, cozinhar, tomar banho, regar as plantas etc., sabemos que muitos países já tem que comprar água porque já não tem mais água potável, e que já existe até contrabando deste bem tão precioso, mas não reconhecido por todos.

   Mas como professores podemos fazer a nossa parte, utilizando este tema ou dia para conscientizar nossos alunos sobre o desperdício e a poluição e não precisamos tratar somente da nossa região e sim ter uma visão mais ampla em questão do nosso país. Quantas vezes a televisão mostrou as mudanças pretendidas para o rio São Francisco, um projeto do governo federal, que não vai só vai mexer com o curso do rio mas também com a vida das pessoas que moram ali em torno daquele rio e com a vida dos animais. Outro exemplo de trabalho só que agora mais próximo dos nossos alunos são os córregos que muitas vezes se localiza atrás ou embaixo da casa de muitos. Cuidar deste significa ter uma água limpa para beber, pode se que não, mas pode significar não ver sua casa cheia de água suja e lixo.

   O que não falta são temas para se trabalhar basta uma palavra ou seja um tema gerador numa roda de conversa se forem pequenos ou um bom bate papo para os maiores, e com o tempo podemos chegar até as famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário