terça-feira, 23 de março de 2010

O nosso cuidado diário com a água.

O cuidado com a água começa na nossa própria casa.
Confira abaixo algumas atitudes simples que podem ser adotadas no nosso cotidiano.
Na cozinha
Antes de lavar pratos e panelas, remova os restos de alimentos e jogue-os no lixo. Deixe de molho as louças com sujeiras mais difíceis de tirar.
Na hora de lavar, primeiro ensaboe toda a louça. Coloque-a em um dos cantos da pia e, somente depois, abra a torneira e enxague tudo de uma vez.
Com esse simples gesto, você economiza muito. Quer um exemplo? Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos utiliza 243 litros de água. Com o controle na torneira, o consumo pode cair para 20 litros. No final do mês, você terá economizado 13,5 m3 ou o consumo médio mensal de uma família de 4 pessoas!
Procure usar sabão de coco ao invés de detergente. O detergente é necessário apenas para tirar gordura pesada das louças. O sabão de coco lava melhor e não agride tanto as mãos.
Escolha produtos biodegradáveis, ou seja, que se decompõem naturalmente pelos micro-organismos presentes no meio ambiente.
Não jogue restos de óleos e azeites na pia. Mantenha uma garrafa PET e um funil para acondicionar esses produtos e enviar para a reciclagem.
Instale peneirinhas no ralo da pia para conter os restos de alimentos. Retire-os e jogue no lixo. Nunca despeje produtos tóxicos na pia.
Para lavar verduras, coloque-as primeiro em uma bacia com água e um pouco de vinagre. Espere alguns minutos e passe-as por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.
Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver com sua capacidade completa.
Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água. É uma opção econômica comparada a lavar toda essa louça com a torneira aberta. Mas só a utilize quando estiver totalmente cheia.
No banheiro
Feche a torneira da pia enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Se fizer isso, conseguirá economizar até 11 litros de água, ou seja, um balde cheio de água.
Mantenha a descarga do vaso sanitário regulada e use-a com atenção, sem acioná-la à toa. Se possível, troque os equipamentos sanitários por peças que garantem maior economia de água.
Uma válvula de descarga comum regulada utiliza em média 15 litros por acionamento. Já os modelos de vasos com caixa acoplada consomem apenas 6 litros por acionamento.
Não tome banhos demorados. Cinco minutos bastam para uma boa higiene. E se possível, mantenha a torneira do chuveiro fechada enquanto ensaboa o corpo.
Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro. Lembre-se que, além de entupir o equipamento, esses resíduos serão descartados no meio ambiente.
Aproveite a água da banheira para lavar o quintal ou jogar no vaso sanitário.
Para saber se existem vazamentos, jogue um pouco de pó de café ou cinza de cigarro no vaso. Se os resíduos se movimentarem é sinal de que existe vazamento. Procure o auxílio de um técnico especializado.
Você sabia?
O banheiro é o lugar onde mais gastamos água em uma casa. Se reduzirmos em cinco minutos o tempo de uso do chuveiro, a economia de água pode chegar a 48 litros por banho ou 1.440 litros de água em um mês! Agora veja outros exemplos de economia. Um banho de ducha de 15 minutos, com a torneira meio aberta, consome 243 litros de água. Se a fecharmos enquanto nos ensaboamos e reduzirmos o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cai para 81 litros. No caso do chuveiro elétrico, gastamos 144 litros de água. Com o fechamento do registro e a redução do tempo, diminuímos o consumo para 48 litros.
Na lavanderia
Não lave as roupas aos poucos. Deixe acumular e lave todas de uma vez.
Use a máquina de lavar somente quando juntar a quantidade de roupas que preenche a capacidade do equipamento.
Uma lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros por ciclo de lavagem. E esse gasto permanece o mesmo se você lavar quantidades menores.
Não abuse de produtos químicos e prefira os biodegradáveis.
Aproveite as sobras de água do tanque ou da máquina para lavar o quintal, calçadas ou panos de limpeza.
Você sabia?
Um pequeno buraco no encanamento, de apenas dois milímetros, pode causar um grande desperdício de água e um rombo no seu bolso. Este vazamento, em um único dia, gasta 3.200 litros, ou seja, mais de três caixas d’água!
No quintal
Use uma vassoura para limpar a calçada antes de lavá-la e reaproveite a água de lavagem das roupas. Evite a mangueira.
Prefira produtos de limpeza biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar os ambientes, tanto fora quanto dentro de casa.
Em épocas de pouca chuva, não lave o carro. Caso seja necessário, use balde e nunca a mangueira.
Ao lavar o carro, se você trocar a mangueira por um balde, poderá economizar 560 litros de água. Essa é a quantidade média que usamos para tomar 12 banhos de 5 minutos na ducha. Seu bolso vai agradecer tanta economia!
Use um regador para molhar as plantas ao invés da mangueira.
No verão, regue as plantas pela manhã ou à noite, quando a perda de água pela evaporação é menor. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
NA COMUNIDADE
Nunca jogue lixo, móveis velhos, plásticos, dejetos tóxicos ou qualquer outro detrito em rios, lagos ou represas. Organize com a prefeitura local uma “operação cata-bagulho” e oriente os vizinhos nesse sentido.
Crie grupos de proteção em sua comunidade para evitar ocupações irregulares em fundos de vale e topos de morro. Estes locais são Áreas de Proteção Permanente (APPs) e têm papel essencial na produção de água.
Reduza o consumo no que for possível: utilize sempre somente o necessário!
Informe-se sobre a origem e o destino de tudo que você consome. Prefira produtos orgânicos e ecologicamente corretos, pois são produzidos sem agrotóxicos e com economia de água.
Procure consumir menos carne e mais vegetais. A quantidade de água necessária para produzir um quilo de carne é 10 vezes maior do que para produzir a mesma quantidade de grãos.
Use sacolas ecológicas e evite os sacos plásticos em suas compras. Eles demoram mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente, poluem o subsolo e, frequentemente, vão parar no meio de rios.
Separe o papel e envie para a reciclagem. A economia de papel é uma forma importante de proteger florestas e a água.
Se possível, mantenha áreas de terra no quintal. Isso mantém o solo permeável às águas da chuva e ajuda a combater as enchentes.
Se você perceber um vazamento de água na rua ou calçada, ligue para a companhia de águas da sua cidade ou para a prefeitura e peça providências.
Se identifcar alguma irregularidade na coleta de lixo, na limpeza pública ou na manutenção das árvores de sua rua ou bairro, ligue para a prefeitura e informe o problema.
Não construa imóveis em áreas de mananciais, encostas de morros e áreas de matas ciliares (as matas que margeiam os rios). Se perceber isso na vizinhança, ligue para a prefeitura.

EM CONDOMÍNIOS
Em edifícios de apartamentos, o consumo é maior devido à grande pressão da água. Por isso, o cuidado precisa ser maior.
Faça campanhas de economia de água e divulgue-as nas reuniões de condomínio e nos locais de passagem dos moradores.
Uma idéia simples é expor a conta de água em elevadores e garagens, para que todos se informem sobre o custo e volume consumido.
Milhares de litros de água são evaporados no mês com a exposição da piscina ao sol e à ação do vento. Convoque uma reunião no condomínio e providencie uma cobertura de encerado ou material plástico. Com isso, reduz-se até 90% da perda.
Em condomínios é possível coletar água de chuva para lavar as áreas externas ou regar as plantas. Mas nas grandes cidades, despreze a primeira água da chuva, pois ela pode vir poluída com fuligem e outras impurezas do ar. Tampe o reservatório e trate a água com produtos clorados para combater a dengue.
Você sabia?
A separação do lixo e o envio para a coleta seletiva contribuem para a economia de água. O uso de produtos reciclados na fabricação de alguns itens consome menos água do que aqueles produzidos a partir de matéria-prima original.
Cuidar da água é cuidar da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário