terça-feira, 23 de março de 2010

EMBU DAS ARTES, EMBU DAS ÁGUAS

Quando falamos em proteger o meio ambiente, temos de nos sentir parte integrante da natureza e assim atentarmos mais responsavelmente às questões ligadas à sua conservação e, conseqüentemente, à nossa qualidade de vida. No mundo, em uma metrópole como São Paulo, e até mesmo na cidade de Embu, a questão mais urgente é a água! Sem consumir água, nós, humanos, sobrevivemos apenas três dias!
O planeta Terra deveria mudar de nome. Uma vez que ¾ da sua superfície são cobertos por água, ele deveria se chamar planeta Água! Porém essa imensidão do recurso não nos deixa tranqüilos. Aproximadamente 97% dessa água é salgada! Restam 2,5% de água doce, mas essa água está distribuída diferentemente no globo terrestre.
Quando passamos a reconhecer quão pouca água temos disponível, ficamos perplexos e percebemos a importância de nossas ações para recuperar e manter as fontes de água preservadas. Hoje temos diversos conflitos ao redor do mundo por causa desse recurso. Guerras, mortes, ataques, tudo pela substância mais importante para a vida!
Apesar desses desafios o Brasil vive uma situação muito confortável em relação à água. O nosso país armazena 13,7% desse recurso, o que representa aproximadamente 12% dos apenas 0,007% de água doce em condições disponíveis para consumo humano! Indiscutivelmente somos o maior detentor de água do planeta e isso nos coloca no foco d muitas atenções e especulações, já que existem previsões de que as guerras do século 21 serão por conta de água. Ao longo do século passado tivemos uma série de disputas entre países e povoados pelo controle sobre os rios e fontes d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário